Política

Esposa de Noam Chomsky se manifesta sobre contato entre Lula e Jeffrey Epstein

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva é citado em arquivos do caso Epstein  |  Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 16/11/2025, às 10h35   Reprodução/Redes Sociais   Redação Bnews

A esposa de Noam Chomsky, Valéria Chomsky, desmentiu que o companheiro tenha intermediado uma ligação entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jeffrey Epstein em 2018. As informações são da CNN. 

“Qualquer alegação de que teria havido um telefonema, durante a visita ou em qualquer outra ocasião, entre o presidente Lula e qualquer interlocutor - intermediado por Noam Chomsky - é infundada e mentirosa”, disse.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

O posicionamento de Valéria ocorre após Lula ser citado em arquivos do caso Epstein. Em um e-mail registrado em 21 de dezembro de 2028, o empresário afirmou ter conversado com o petista durante uma ligação feita por Noam Chomsky, que visitava o mandatário. 

A brasileira pontua ainda que esteve presente durante toda a reunião. Ela informou que foi a intérprete da conversa entre o escritor norte-americano e Lula e que, na época, o presidente estava preso na sede da Polícia Federal em Curitiba. 

O Palácio do Planalto já havia negado a informação.

"A informação não procede. A citada ligação telefônica nunca aconteceu", relatou em comunicado. 

O bilionário americano Jeffrey Epstein foi preso em meio a investigação por abuso sexual de menores de idade e de chefiar uma rede de tráfico humano. O empresário cometeu suicídio na cadeia em 2019.

Classificação Indicativa: Livre


TagsLulareuniãopolícia federalinvestigaçãoLuiz Inácio Lula da Silvaabuso sexualsuicídioPalácio do Planaltoinformaçãotráfico humanointérpretetelefonemaNoam ChomskyinterlocutorJeffrey EpsteinValéria chomsky

Leia também


Governo Lula gastou mais de R$ 300 mil com transporte de ex-primeira-dama do Peru condenada por corrupção


Mensagens sugerem conversa entre Lula e Epstein; Planalto nega