Política
Publicado em 30/07/2025, às 12h18 - Atualizado às 12h20 Divulgação/Comissão Temporária Brasil-EUA Yuri Pastori
Em coletiva de imprensa realizada, na manhã desta quarta-feira (30), na embaixada brasileira nos EUA, a senadora Tereza Cristina (PP) disse que os senadores viajaram para "tentar quebrar o gelo" com os EUA sobre o tarifaço e fazer com que o assunto chegue à Casa Branca, e que o diálogo não se encerra até o dia 1, quando está previsto entrar em vigor as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros.
O senador Jaques Wagner (PT) destacou que os "produtos perecíveis são os mais urgentes" na negociação, mas frisou que os senadores estão pedindo o adiamento do prazo de aplicação das tarifas para todos os setores. Os parlamentares fizeram questão de dizer que não houve pressão de fora para que eles fossem impedidos de se reunir com os integrantes do governo dos Estados Unidos, que conversaram com muita gente e que a viagem teve serventia, ao contrário do que críticos estão falando.
Para eles, a semente foi plantada e acreditam que irão colher nos próximos anos os resultados do diálogo que apenas se iniciou com o país norte-americano. Os senadores ressaltaram que a comissão é pluripartidária e que eventuais pendências continuarão a ser negociadas pelo governo brasileiro.
Senadores brasileiros que foram aos EUA avaliam que suspensão do tarifaço é “quase impossível”
Bolsonaro silencia e evita comentar prisão de Zambelli: "Tem censura no Brasil ou não?"