Política

EXCLUSIVO! PSD pode levar relatoria importante no Senado

O PSD já tem a relatoria do arcabouço fiscal  |  Pedro França / Agência Senado

Publicado em 05/07/2023, às 17h31   Pedro França / Agência Senado   Daniela Pereira* e Edvaldo Sales

O PSD pode levar a relatoria da reforma tributária, quando a proposta retornar ao Senado Federal. De acordo com informações obtidas com exclusividade pelo BNews, o senador Otto Alencar está reunido neste momento com o Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado. O deputado federal Antonio Brito também participa do encontro.

É importante destacar que o PSD já tem a relatoria do arcabouço fiscal, quando ele voltou para a Câmara dos Deputados depois de alterações no Senado Federal.

O que é a reforma tributária?

A reforma tributária, presente na pauta de votações da Câmara desta semana, pretende alterar o modelo brasileiro de tributação, implantado em 1988, deixando para trás um sistema que hoje é considerado complexo e disfuncional.

A proposta ocupa agora o pódio de prioridades da agenda econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que vê na unificação e simplificação da tributação uma possibilidade de reduzir a sonegação ao passo que aumenta a competitividade das empresas.

A reforma visa a simplificação e quer substituir todos os tributos sobre o consumo por um imposto sobre o valor agregado, pago pelo consumidor final, cobrado de forma não cumulativa em todas as etapas da cadeia produtiva. O texto relativo à alteração ainda cita a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional, com montante de R$ 40 bilhões, para destinar verba a projetos de Estados com menos orçamento.

*A repórter viajou para Brasília para fazer a cobertura no Congresso Nacional.

Classificação Indicativa: Livre


Tags otto alencar reunião reforma tributária Senado Federal psd antonio brito relatoria Rodrigo Pacheco arcabouço fiscal

Leia também


Direto de Brasília: Lula se reúne com Padilha para acertar troca em ministério; entenda


TOP 10: Rui Costa e Margareth Menezes aparecem entre nomes mais populares do Governo Lula; veja ranking


Lula libera quantia bilionária para deputados em um só dia; saiba o motivo