Política

Exonera: Militares nomeados por Bolsonaro criam impasse no governo Lula

Militares nomeados por Bolsonaro criam dor de cabeça para equipe de transição de Lula, em meio aos pedidos de "Exonera"  |  Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 02/12/2022, às 14h00   Marcelo Camargo/Agência Brasil   Redação

A equipe de transição do presidente leito Lula (PT) vive impasse por causa de militares nomeados pelo atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).

Lula fala com a imprensa noCCBB https://t.co/PyNDUTODdZ

— Lula (@LulaOficial) December 2, 2022

O cenário foi criado por causa da nomeação de oito mil militares por Bolsonaro. Agora, após a vitória do líder petista nas urnas, os membros do grupo de planejamento do próximo governo precisam decidir o que fazer com os mesmos.

8.000 militares em cargos comissionados e a transição ainda não sabe o que e como fazer com eles? É simples, uma canetada só e exonera todo mundo. Não há espaço para sabotadores que desrespeitam a CF. Nesse momento, GSI e Abin são um problema grave. Mais do que a PF.

— Alessandro Nogueira 🇮🇱🇺🇦 (@Alessandro113) December 2, 2022

Dentro da equipe de transição, há quem defenda que Lula deve mandar já no primeiro dia publicar no Diário Oficial uma lista grande de exonerações de militares. A informação foi revelada pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo, nesta sexta-feira (2).

Classificação Indicativa: Livre


Tags política Lula presidente governo transição militares Exército Forças Armadas Jair Bolsonaro bolsonaro nomeados exonera GSI

Leia também


Arrascaeta já fugiu de polêmica com Bolsonaro; veja


Lula escuta de André Esteves posição sobre Haddad na Fazenda


Rosa Weber libera pauta polêmica do orçamento secreto no STF