Política

Fabíola Mansur prevê que novo bloco da ALBA chamado de G8 se torne um G10; entenda

Novo bloco da ALBA começa de maneira informal e deve ser formalizado na Casa em fevereiro  |  Paulo M. Azevedo / BNews

Publicado em 19/10/2023, às 16h30   Paulo M. Azevedo / BNews   Edvaldo Sales e Lula Bonfim

A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) está otimista com o novo bloco formado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Em entrevista ao BNews nesta quinta-feira (19), a parlamentar afirmou que há uma tendência do grupo, que hoje tem oito integrantes, crescer e chegar a pelo menos 10 deputados em fevereiro de 2024.

Atualmente, além de Fabíola, o “G8” — como tem sido apelidado o bloco — possui como integrantes os deputados Soane Galvão (PSB), Matheus Ferreira (MDB), Rogério Andrade (MDB), Antônio Henrique Jr. (PP), Eduardo Salles (PP), Hassan (PP) e Niltinho (PP). A expectativa é que, com a formalização do grupo em fevereiro, os outros dois parlamentares do PP — Felipe Duarte e Nelson Leal — também se juntem, formando um “G10”.

“É um bloco que hoje tem oito, mas deverá ter 10, porque um partido só pode participar de um bloco. O PSB já estará nesse bloco, o MDB já estará nesse bloco e o líder do PP, Niltinho, que tem hoje quatro desses integrantes na representação partidária do PP, garante que nós vamos ter 10 em fevereiro, porque regimentalmente também é assim que funciona”, explicou Fabíola.

Segundo a deputada, mesmo que só possa se formalizar em fevereiro, o bloco já começa a atuar desde já na ALBA, com uma liderança horizontalizada. 

“Tende a se formalizar em fevereiro, no início do próximo ano. Regimentalmente, é assim. Mas, na informalidade, nós temos muita identidade — esses oito deputados —, muita vontade de trabalhar pela Bahia, de dar sustentação às ações do nosso governador, de debater os projetos e de dialogar", apontou a parlamentar.

"É um bloco que veio mais democraticamente formado, sem um líder formal. Ou seja: é diálogo o tempo todo, em todos os projetos; reuniões semanais; é isso que a gente promete fazer. Está na informalidade agora, porque regimentalmente não se pode formar. Mas é um namoro para o casamento ser oficializado em fevereiro”, concluiu Fabíola.

Classificação Indicativa: Livre


Tags ALBA fabíola mansur G8

Leia também


Edital do Programa Ouro Negro 2024 contará com maior investimento milionário da história


Robinson Almeida defende critério polêmico para escolha de candidato em Salvador