Política

Fachin vota pela prisão e cassação de Zambelli e STF tem 7 a 2 pela condenação

Zambelli, foragida após condenação por invasão ao CNJ, foi capturada na Itália e enfrenta novos processos judiciais  |  Agência Brasil

Publicado em 22/08/2025, às 12h45   Agência Brasil   Yuri Pastori

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin votou pela condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto, além da perda do mandato, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. Fachin acompanhou o relator, Gilmar Mendes.

Com isso, o placar no STF do plenário virtual está em 7 a 2 pela condenação da parlamentar. Zambelli está presa na Itália. Os ministros André Mendonça e Nunes Marques votaram contra a condenação. Luiz Fux e Luís Roberto Barroso ainda não votaram. A deputada é julgada por ter perseguido com uma arma o jornalista Luan Araújo na véspera do segundo turno das eleições em 2022.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Prisão na Itália

Zambelli está presa na Itália desde o dia 29 de julho. Ela fugiu do Brasil após ser condenada pelo STF por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas foi capturada dois meses depois.

A Justiça italiana ainda irá decidir se ela responderá o processo de extradição em liberdade, se ficará presa ou em prisão domiciliar. Ela passará por perícia médica prevista para esta sexta-feira (22), enquanto isso continua presa. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Classificação Indicativa: Livre


Tagsporte ilegalstfprisãoarma de fogobnewscarla zambelliconstrangimento ilegalLuan Araújo

Leia também


Dino discursa sobre liberdades individuais e defende valores humanos para combater os excessos


Jerônimo diz que vai se reunir com Bruno Reis e prefeitos da Ilha para discutir a Ponte Salvador-Itaparica