Política

"Fantasma foi para o Senado agora", diz prefeito de Salvador sobre a reforma tributária

Bruno Reis faz criticas ao texto da PEC da reforma tributária  |  Joilson César/BNews

Publicado em 07/07/2023, às 11h05   Joilson César/BNews   Daniel Serrano e Filipe Ribeiro

Durante a autoriza para o início das obras de requalificação viária na região da Rótula do Abacaxi, por parte da prefeitura de Salvador, o prefeito Bruno Reis (União) foi questionado sobra a PEC da reforma tributária e destacou o que considera problemas no texto que passará ao Senado.

"A votação foi mudada várias vezes. O fantasma foi para o Senado agora. Vão começar agora, com o conhecimento do texto, as discussões e esforços maiores concentrados na definição da aliquota desse IBS e como serão divididos entre estados, União e municípios", disse Bruno Reis.

De acordo com o prefeito de Salvador, a unificação de impostos é um problema para a proposta de reforma no texto atual.

"A reforma tributária está instituindo a unificação de impostos federais e juntando no IBS o ICMS e o ISS, e aqui é onde está o problema. Hoje, quem arrecada o ISS, quem fiscaliza, faz a gestão e aplica os recursos são as prefeituras. As pequenas cidades arrecadam pouco em ISS, então muda pouco a sua realidade. As médias e grandes, não. O ISS representa 15% da receita de Salvador, e agora vai se juntar ao ICMS e vai para um bolo que vai ser repartido e nós não sabemos a aliquota que será", pontuou Bruno Reis.

A matéria da Reforma Tributária foi aprovada na última quinta-feira (6) na Câmara dos Deputados após votação que começou por volta das 21h. O placar foi de  382 contra 118, além de três abstenções. Como é uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a reforma precisava ser aprovada em dois turnos, por, no mínimo, 308 votos.

Classificação Indicativa: Livre


Tags política Prefeitura de Salvador Senado brasil Câmara dos Deputados reforma tributária pec Bruno Reis

Leia também


Bruno Reis revela detalhes sobre possível aumento da passagem no transporte público de Salvador


Vereador garante "briga" do Republicanos por vice de Bruno Reis nas eleições 2024, mas descarta saída da base


Prefeito de Camaçari dispara contra o PT: "Vão perder a eleição de novo"