Política

Fim da escala 6x1: Aliados de Lula veem chance de aprovação antes das eleições de outubro

Hugo Motta, presidente da Câmara, mostra disposição para debater a proposta que pode mudar a escala de trabalho  |  Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

Publicado em 07/02/2026, às 16h11   Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil   Yuri Pastori

O fim da escala 6×1 pode ser aprovado na Câmara dos Deputados antes das eleições de outubro. Auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão otimistas que o presidente da Casa Legislativa, Hugo Motta (Republicanos-PB), possa patrocinar a matéria.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Segundo a coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, Motta teria dito a aliados estar disposto a discutir a proposta. O parlamentar disputará mais um mandato de deputado pela Paraíba e, se reeleito, tentará se reeleger presidente da Câmara em 2027. 

Motta também quer lançar o pai dele, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, ao Senado. As duas vagas de senador na Paraíba são disputadas por outros nomes próximos ao petista.

A proposta prevê a redução da jornada de trabalho de seis para quatro dias semanais, com duração de oito horas diárias, totalizando 36 horas por semana. O fim da escala 6×1 é uma das prioridades do governo no Congresso Nacional durante o primeiro semestre de 2026 e que o PT quer transformar em vitrine eleitoral. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Classificação Indicativa: Livre


TagsdeputadospresidenteCâmaraLuiz Inácio Lula da Silvajornadabnewshugo mottaescala 6x1

Leia também


Favorito de Lula para o Governo de SP, Haddad lança livro e prega resistência à extrema-direita


Líder do PL reage a discurso de Lula sobre evangélicos em evento do PT: "Asneira"