Política

Flávio Dino pode ser mais um nome considerado por Lula para vaga no STF; saiba mais

Ministro da Justiça volta a ganhar força na corrida pela vaga de Rosa Weber  |  Valter Campanato / Agência Brasil

Publicado em 31/08/2023, às 07h46 - Atualizado às 08h06   Valter Campanato / Agência Brasil   Cadastrado por Tácio Caldas

O nome do ministro da Justiça, Flávio Dino, voltou a ser lembrado e ganhou força na concorrência para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a colunista Juliana Dal Piva, o nome de Dino é bem visto pelos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. Ainda segundo ela, a aprovação deles deu mais fôlego para a nomeação de Flávio Dino para ocupar a vaga da ministra Rosa Weber, que irá se aposentar em outubro.

Na concorrência de Dino existem o advogado-geral da União, Jorge Messias, que possui a confiança de Lula (PT) e tem apoio de setores do campo progressista. Messias, que é evangélico, já vinha conversando sobre a situação, inclusive, com a ala religiosa da Câmara dos Deputados. Além deles dois (Dino e Messias), existe outro nome na lista de avaliação do presidente da república. Este é o caso do baiano Bruno Dantas, que é o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).

De acordo com a colunista, Dantas tinha o apoio dos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, mas uma mudança no cenário fez com que ambos mudassem de preferência. Isso porque, em caso de um maior ganho de força de Messias, eles (Moraes e Mendes) prefeririam o nome do ministro da Justiça, Flávio Dino. Vale lembrar que Dino também é um nome de confiança de Lula.

Ainda segundo a colunista, mesmo com todo este cenário favorável, alguns petistas tem opinado de que o ministro da Justiça pode enfrentar um grande resistência da classe política. Isso tudo pode acontecer porque há um entendimento de que ele era um nome cotado para assumir a Presidência da República em um futuro próximo.

Única mulher

O detalhe de toda essa situação é o fato de que, caso Lula escolha Messias, Dino ou o próprio Dantas, a ministra Cármen Lúcia se tornará a única mulher entre os ministros da Corte. Isso tem refletido e pressionado o presidente da república em sua decisão, já que diferentes setores da esquerda tem insistido na nomeação de um mulher para a vaga, de preferência uma mulher preta.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (30):

Classificação Indicativa: Livre


Tags Mendes pt Lula stf Câmara dos Deputados gilmar mendes Supremo Tribunal Federal tcu ministro da justiça corte Presidência da República presidente da República Tribunal de Contas da União Cármen Lúcia dantas messias moraes Flávio Dino advogado-geral da União Alexandre de Moraes bruno dantas Dino Jorge Messias

Leia também


Tutor se distrai e gata entra em máquina de lavar e quase o pior acontece; veja vídeo


Dirigente do Flamengo dispara contra Gabigol em discussão: "O que você fez na Europa?"


Motorista de ambulância, cunhado de ex-prefeito morre após bater em caminhão na BA