Política

Governador visita MAC Bahia e confere programação gratuita em abertura do equipamento

Museu de Arte Contemporânea da Bahia foi inaugurado em Salvador, na última sexta-feira (29)  |  Fotos Fernando Vivas/GOVBA

Publicado em 02/10/2023, às 06h00   Fotos Fernando Vivas/GOVBA   Redação BNews

Inaugurado em Salvador, na última sexta-feira (29), o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC-Bahia) promoveu uma programação gratuita com diversas linguagens artísticas por 60h ininterruptas.

Localizado no Palacete do Comendador Bernardo Martins Catharino, onde antes funcionava o Palacete das Artes, no bairro da Graça, o equipamento passou por adaptações para receber obras e projetos de arte contemporânea. 

Na tarde do domingo (1º), o governador Jerônimo Rodrigues participou do encerramento das atividades acompanhado da primeira-dama Tatiana Velloso, do secretário de cultura, Bruno Monteiro, e da diretora do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Luciana Mandelli.

“O Museu de Arte Contemporânea traz um conjunto de novidades para ressignificar o conceito de museu, para incorporar artistas das mais diversas nuances. Aqui, por exemplo, temos o grafite sob uma ótica e uma lógica dos movimentos, seja de mulheres, do movimento de favela. Eu tenho certeza de que a gente, com mais esse museu aberto aqui em Salvador, vai estimular, cada vez mais, as pessoas a frequentarem os museus”, disse o governador.

A programação de abertura do MAC-Bahia contou com performances de break-dance, slam de poesia e música; bate-papos e oficinas; projeções de vídeo mapping e cinema a céu aberto; arte-digital, com DJ, VJ e live code; pista de skate; yoga, entre outras atrações, incluindo exposições.

Jerônimo visitou o espaço Colaborar, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) - dotado de infraestrutura para criação de arte-digital -, e circulou por diversas áreas do museu, além da exposição Agô, mostra inaugural do MAC-Bahia, assinada pelo artista Ayrson Heráclito, que reúne um conjunto de trabalhos de tempos distintos e suportes variados da arte contemporânea baiana e brasileira, utilizando elementos como dendê, água salgada, água doce e folhas.

“Mais um equipamento cultural que o povo baiano ganha a partir do trabalho do Governo do Estado, acreditando na diversificação do fazer cultural, de uma forma de nós também chegarmos a outros públicos, e é isso que esse Museu de Arte Contemporânea vem fazer, trazendo diferentes manifestações artísticas, como o skate, como o Cine-Paredão, como as exposições, como o grafite, mostrando que tudo isso é arte, e abrindo esse espaço para novos encontros e novas possibilidades”, destacou o secretário de Cultura.

Ainda de acordo com Bruno, o MAC-Bahia conta com acervos que já eram do Governo, que estavam, sobretudo, no Museu de Arte Moderna (MAM), e foram selecionados pelo diretor e curador, Daniel Rangel, para fazer essa primeira ocupação.

Classificação Indicativa: Livre


Tags governador governo museu culura mac Jerônimo Rodrigues Museu de Arte Contemporânea da Bahia

Leia também


“Trabalhando para que aconteça”, diz Jerônimo sobre lançamento de nome em Salvador em outubro


Presidente da Funarte, Maria Marighella marca presença em lançamento de museu e fala em projetos para a Bahia