Política

Governo Lula deve anunciar novo plano nacional de investimentos em infraestrutura; saiba quando

Iniciativa leva em conta prioridades de estados e municípios e terá aportes diretos da União, concessões e parcerias público-privadas  |  Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 12/03/2023, às 16h16   Ricardo Stuckert / PR   Cadastrado por Eduardo Dias

O Governo Federal vai anunciar até o fim do mês de abril um novo plano nacional de investimentos em infraestrutura. Após articulações com representantes de estados e municípios para apurar as obras prioritárias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que os ministros tracem um plano de entregas, retomadas de obras e de investimentos para os primeiros 100 dias de governo, para o ano de 2023 e para os próximos anos.

Uma reunião ministerial na sexta-feira, (10), no Palácio do Planalto, serviu para apresentar os avanços. Na saída do evento, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, explicou que o novo plano vai reunir investimentos federais diretos, concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP).

"Esse conjunto de ações quer deixar claro que a governança voltou, a gestão voltou e o Brasil voltou a ter governo, porque nada disso existiu nos últimos quatro anos. Queremos contribuir de forma decisiva para a volta do emprego", disse Rui. 

“Apesar de estar regulamentado, o Governo Federal nunca materializou essa ferramenta da PPP. E nós vamos utilizar as PPP para alavancar investimentos em infraestrutura no país”, completou o ministro, citando como possíveis exemplos projetos de estradadas federais, portos e aeroportos e na área de energia. 

“Já fizemos reuniões bilaterais com todos os estados e entramos na reta final de organizar as demandas. O presidente recebeu a Frente Nacional de Prefeitos, associações nacionais e regionais de municípios. E com isso, iniciamos a temporada de recepcionar os projetos dos municípios em projetos estruturantes”, pontuou Rui Costa. 

O novo programa de investimento do Governo Federal terá conceitos similares aos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), adotado na gestão anterior do presidente Lula. O novo nome ainda será definido.

Classificação Indicativa: Livre


Tags casa civil Infraestrutura Lula governo federal Rui Costa 100 dias de governo plano nacional de investimentos

Leia também


Gestão Lula assina contratos milionários com indícios de 'cartel do asfalto'


Orçamento secreto foi intensificado após eleições; solicitações subiram 2.200%