Política

Governo Lula: Famosa dupla de empresários estará na comitiva de Lula à China

Famosa dupla de empresários é proprietária de uma grande companhia  |  Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 20/03/2023, às 08h46   Foto: Ricardo Stuckert   Cadastrado por Vinícius Dias

 

Uma dupla de empresários que firmou acordo de delação premiada durante a Operação Lava Jato vai integrar a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em viagem à China. A comitiva terá 27 parlamentares, nomes ligados ao setor empresarial e outras personalidades do poder.

Wesley e Joesley Batista são donos do grupo J&F, que controla a JBS. Ambos foram presos em 2017, mas fizeram acusações que atingiram nomes como o então presidente Michel Temer (MDB), Aécio Neves (PSDB).

As declarações de Joesley também levaram o Ministério Público Federal a denunciar Guido Mantega, ministro da Fazenda nos governos Lula e Dilma Rousseff (PT), e o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho por supostas irregularidades em transações entre o banco e o grupo J&F — eles foram absolvidos pela Justiça Federal quinta-feira.

Joesley chegou a citar em depoimentos repasses no exterior para caixa dois de campanhas de Lula e Dilma, o que não ficou comprovado.

O governo não vai pagar a viagem dos empresários, que terão que bancar seus próprios gastos. Confira a lista completa da comitiva logo abaixo.

 

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags política Dilma Lula China brics jbs wesley batista Joesley

Leia também


Regra fiscal: Lula dá ordem a Fernando Haddad, que sofre 'fogo amigo' do PT; entenda