Política

Governo paga valor milionário por remédios e não recebe compra; entenda

Ministério da Saúde, ao abrir processo com dispensa de licitação, alegou urgência  |  Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 28/09/2023, às 07h10 - Atualizado às 07h32   Marcelo Camargo / Agência Brasil   Tácio Caldas

O Ministério da Saúde está envolvido em mais uma situação suspeita. Dessa vez trata-se da contratação de uma empresa com dispensa de licitação para aquisição de um medicamento. Ao todo, a empresa foi contratada para fornecer 90 mil frascos de imunoglobulina humana e recebeu R$ 87 milhões. O problema é que o ministério ainda não recebeu nenhuma unidade do medicamento.

Recentemente, inclusive, a pasta também gastou um dinheiro considerável, com a mesma situação: compra do mesmo rémedio com dispensa de licitação. No caso a compra foi feita com uma microempresa goiana de apenas um funcinário registrado. Neste caso mais recente, o contrato foi acordado em abril e possui uma previsão de entrega de cinco parcelas até o próximo dia 30 de setembro.

O que diz o ministério

De acordo com uma reportagem do Metrópoles, o Ministério da Saúde afirmou que os produtos contratados não foram entregues. "Até o momento, não há registro de recebimento de insumos". A pasta ainda diz que, pela falta de recebimento, nenhum repasse financeiro foi feito ainda. "Em consequência, não foram realizados quaisquer pagamentos à empresa", diz o ministério.

E a Farma Medical, o que fala?

Já a Farma Medical, empresa que foi contratada e que representa a Prime Pharma LLC, dos Emirados Árabes, disse à reportegem, que o processo é de responsabilidade do ministério. "A importação do referido produto é de responsabilidade única e exclusiva do Ministério da Saúde", informa a empresa. O detalhe é que a Farma Medical possui um capital social de R$ 100 milhões e está presente em seis estados brasileiros.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (27):

Classificação Indicativa: Livre


Tags brasil ministério da saúde Emirados Árabes ministério pasta estados brasileiros dispensa de licitação Prime Pharma LLC Farma Medical imunoglobulina humana microempresa goiana

Leia também


Policiais mortos no IAPI trocaram tiros entre si; entenda o que aconteceu


A Fazenda 15: Saiba quem é o novo fazendeiro da semana


AO VIVO: confira detalhes e repercussão da morte de dois PMs no IAPI