Política

Haddad diz que Lula vai indicar nomes técnicos para diretoria do Banco Central

O ministro afirmou ainda que o presidente recebeu as indicações e “deve tomar decisões nos próximos dias”  |  Bruno Bocchini/Agência Brasil

Publicado em 13/03/2023, às 12h03   Bruno Bocchini/Agência Brasil   Daniel Serrano

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, garantiu nesta segunda-feira (13) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai indicar nomes técnicos para a diretoria do Banco Central (BC)

“O tema da diretoria do BC é muito valorizado. O [Henrique] Meirelles ficou à frente do Banco Central por oito anos, tomou decisões contrárias ao governo e sempre teve a confiança do presidente [Lula]”, disse Haddad, em um evento em Brasília promovido pelo Valor Econômico e o jornal O Globo.

“O presidente está muito tranquilo em relação a isso. Vai indicar nomes técnicos, como sempre fez, e surpreender nesse ponto de vista”, acrescentou.

Em 2021, ainda durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o BC tornou-se independente. A medida foi criticada por integrantes do PT, até mesmo pelo presidente Lula durante a campanha eleitoral de 2022.

“O presidente estava aguardando a instalação das comissões [no Congresso], pois é a comissão do Senado que sabatina os candidatos. Lula recebeu indicações e deve tomar decisões nos próximos dias”, disse Haddad. “Se ele encaminhar um nome, não haverá dificuldade no Senado”, completou.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula banco central Fernando Haddad

Leia também


Presidente da Petrobras garante permanência da estatal na Bahia


Advogado famoso dispara contra Jair Bolsonaro: “um serial killer em matéria de crime de responsabilidade”


Congresso terá valor recorde de emendas com Lula, que ainda busca apoio parlamentar