Política

Integrantes da base bolsonarista, Republicanos se aproxima do governo Lula

Partido passou por uma reorganização das forças na política partidária  |  Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 22/10/2023, às 15h53   Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil   Daniel Serrano

O Republicanos, partido com lações com a Igreja Universal e “casa” de alguns nomes ligadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como Damares Alves, Hamilton Mourão e Tarcísio de Freitas, tem aumentado a quantidade de votos favoráveis ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

Atualmente, 39 deputados do partido estão alinhados nas votações com o governo. Apenas o tenente-coronel Zucco (RS) e Messias Donato (ES) mantêm alguma fidelidade à orientação da oposição em 70% ou mais das votações. 

A mudança no perfil da bancada do partido acontece em meio a uma reorganização das forças na política partidária.

De acordo com o portal UOL, líderes religiosos perderam destaque nos diretórios estaduais. Além disso, o núcleo religioso do Republicanos não participou das articulações para a indicação de um ministro no governo Lula (PT).

A nova organização do partido resultou em um alinhamento político diferente. Ao todo, 67,1% dos votos dos deputados do partido são favoráveis à gestão petista.

Um exemplo é o presidente nacional do partido, Marcos Pereira, que é deputado e pastor. Ele seguiu a orientação do Palácio do Planalto em 73,8% das votações. O parlamentar é tido como um dos favoritos para ser o sucessor de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara em 2025.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula Câmara dos Deputados Republicanos Palácio do Planalto Jair Bolsonaro Marcos Pereira Hamilton Mourão damares alves Tarcísio de Freitas zucco

Leia também


Baby na área? MC Pipokinha esclarece boato de gravidez


Moraes cancela passaporte de advogada envolvida nos atos golpistas de 8 de janeiro