Política

Integrantes do MST invadem área da Codevasf na Bahia; saiba o motivo

A morosidade no avanço das políticas de reforma agrária tem sido uma pedra no relacionamento entre o MST e o Governo Lula  |  Coletivo de comunicação do MST na Bahia

Publicado em 10/03/2024, às 16h55   Coletivo de comunicação do MST na Bahia   Daniela Pereira

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram uma área da  Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Juazeiro, neste domingo (10). O motivo teria sido um protesto pela suposta falta de cumprimento de acordo para o assentamento de mil famílias no estado.

O grupo também se queixa da falta de acesso a água por parte da estatal. De acordo com informações da Folha de São Paulo, o movimento afirmou que 300 famílias do acampamento Terra Nossa participam da mobilização. 

A morosidade no avanço das políticas de reforma agrária tem sido uma pedra no relacionamento entre o MST e o Governo Lula. A situação está tão complicada que até o deputado federal do PT, Valmir Assunção fez um alerta ao presidente

Segundo o MST, a ação deste domingo ocorreu para cobrar o cumprimento de um acordo estabelecido em 2008 entre o movimento, Codevasf e Incra para o assentamento em 13 mil hectares adquiridos pela estatal. 

A entidade afirma também que a Codevasf impede o acesso à água de um projeto de irrigação que fica a 800 metros do acampamento Terra Nossa.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Lula MST Juazeiro valmir assunção codevasf

Leia também


Bolsonaro toma atitude para visitar Israel; saiba detalhes


Ex-prefeito de cidade baiana tem direitos políticos suspensos por cinco anos; saiba motivo