Política

Itaberaba: Entenda o processo contra prefeito baiano condenado por estampar a própria foto no IPTU

João Almeida Mascarenhas Filho foi condenado à prisão por estampar a própria foto no IPTU  |  Divulgação/PR

Publicado em 01/04/2024, às 15h55   Divulgação/PR   Henrique Brinco

A Seção Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) vai julgar nesta semana os recursos do ex-prefeito de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho (PSD), contra a decisão que condenou o político a mais de cinco anos de prisão por crime de responsabilidade.

A condenação ocorreu após ação penal movida pelo Ministério Público estadual (MP-BA) contra o ex-prefeito, acusado de estampar a própria foto em carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) da cidade, em 2011, e de fixar uma faixa promocional à sua gestão em um trato do município estacionado em frente à Prefeitura.

Além da pena a cinco anos e três meses de reclusão em regime semiaberto, João Mascarenhas também deve ficar inelegível por oito anos. O desembargador Júlio Cezar Lemos Travessa, relator do caso na 2ª Câmara Criminal da 1ª Turma do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), avaliou que o "dolo específico" está comprovado, porque João Filho usou dos carnês e da faixa para se “autopromover” e se “idolatrar” enquanto prefeito.

O magistrado ressalta que não há dúvidas de que os carnês foram confeccionados com dinheiro público e de que a faixa foi afixada em veículo de propriedade do município. O ex-prefeito negou irregularidades e disse que não consentiu com a veiculação da sua fotografia nos carnês do IPTU.

Classificação Indicativa: Livre


Tags itaberaba

Leia também


Bruno Reis detalha ações da prefeitura contra abusos da Guarda Municipal


“Essa equação já está montada”, diz Bruno Reis sobre eleições na Câmara Municipal do Salvador