Política

Jaques Wagner ganha concorrência para vaga em pasta importante de Lula; veja nome

Senador Jaques Wagner (PT-BA) saiu na frente na disputa pelo cargo durante a COP27, no Egito  |  Pedro França/Agência Senado

Publicado em 18/11/2022, às 18h05 - Atualizado às 18h35   Pedro França/Agência Senado   Cadastrado por Yuri Abreu

O senador Jaques Wagner (PT-BA) ganhou um concorrente para a vaga no Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores)

O nome do petista ao cargo começou a ganhar força durante a realização da Conferência do Clima (COP27), realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no Egito.

Para o evento, Wagner havia recebido missões específicas do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e que são relacionadas a chanceleres em encontros realizados fora do Brasil. Além disso, pesa o fato de Lula e Wagner serem muito próximos um do outro.

Contudo, de acordo com a GloboNews, o ex-governador da Bahia tem um "oponente" nessa disputa: trata-se do advogado e diplomata Mauro Vieira, que já havia atuado na função de chanceler no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), entre 1º de janeiro de 2015 e 12 de maio de 2016.

Atualmente, Vieira, que tem 71 anos, atua como embaixador do Brasil na Croácia. Diante da possibilidade de reassumir o cargo, ele teria interrompido as férias para ir ao Egito participar das agendas com Lula duarante a COP27.

Contaria a favor dele o fato de ser um nome técnico, especialmente em um momento no qual o Brasil vai tentar recuperar a imagem desgastada no exterior durante os quatro anos da gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Classificação Indicativa: Livre


Tags Jaques Wagner Dilma Rousseff Lula ministério Relações exteriores Itamaraty Mauro Vieira

Leia também


Temor? Saiba como equipe de Lula viu anúncio de renúncia feito por Mantega


Alexandre de Moraes recebe homenagem de ex-bolsonaristas; entenda


Ostentação: Deputado baiano do PP esbanja em viagem para a COP27 no Egito; saiba quem