Política

Jerônimo adota cautela sobre carne de cação em Salvador e dispara: "Para não ser irresponsável"

Especialistas criticam a inclusão de peixe cação na merenda escolar, alertando para os riscos de metais pesados em crianças e gestantes.  |  Héber Araújo/ BNews

Publicado em 13/07/2026, às 19h38 - Atualizado às 19h57   Héber Araújo/ BNews   Héber Araújo e Daniel Serrano

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) reagiu, nesta segunda-feira (13), à polêmica envolvendo a compra de 24 toneladas de filé de peixe cação feita pela Prefeitura de Salvador para abastecer a alimentação de estudantes da rede municipal de ensino. 

Especialistas ouvidos pelo BNews criticam o fornecimento desse tipo de alimento para crianças. Embora o cação seja comercializado como pescado, o termo é usado no Brasil para designar a carne de diferentes espécies de tubarões e raias. Por ser topo da cadeia alimentar, o animal pode acumular metais pesados, como mercúrio, chumbo e arsênio, representando um maior risco para grupos mais vulneráveis, como crianças e gestantes. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Em entrevista coletiva durante uma reunião com membros da base aliada na Bahia, Jerônimo defendeu que seja fornecida uma alimentação de qualidade aos estudantes da rede pública de saúde. O governador revelou ainda que solicitou um estudo sobre o filé de peixe cação e, só depois do resultado do estudo, irá se posicionar oficialmente. 

"Eu defendo que a alimentação seja de qualidade. Eu pedi para a equipe de alimentação do Estado fazer um estudo para a gente poder ter um posicionamento adequado, para não ser irresponsável. Fala-se que em alguns outros estados,  a carne de cação e de tubarão já foi proibida por conta dos riscos de acúmulo de metais pesados que a carne desse animal dizem que retém com facilidade. Mas eu não tenho ainda esse relatório para que a gente possa se expressar", disse. 

"Eu só espero que a alimentação escolar das meninas e dos meninos da Bahia seja de qualidade. Eu mesmo faço questão de priorizar produtos da agricultura familiar com redução, ou com uma situação para segurança alimentar e nutricional adequada, para reduzir a insegurança alimentar, para garantir uma alimentação de qualidade e para gerar emprego e renda para as atividades que são praticadas no campo", acrescentou. 

Classificação Indicativa: Livre


TagsBahiaPrefeitura de SalvadorJerônimo Rodriguespeixe cação

Leia também


É oficial? Virginia posa com irmão de Vini Jr. e web aponta reconciliação; confira


MP-BA encontra suposta organização criminosa na Prefeitura de Salvador com fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção