Política

Jerônimo atualiza acordo com a BYD para instalar fábrica em Camaçari

O governador ainda apontou para a dificuldade para a participação da empresa chinesa e construção do VLT  |  Joilson Cézar / BNews

Publicado em 20/06/2023, às 08h15 - Atualizado às 08h16   Joilson Cézar / BNews   Daniel Serrano

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) deu detalhes sobre a chegada da montadora chinesa BYD ao Brasil para a instalação de uma fábrica de veículos elétricos em Camaçari para ocupar o local onde funcionava a Ford.

Em conversa com a imprensa durante assinatura da ordem de serviços para a reforma do teatro do IRDEB, o petista revelou que a montadora já conta com uma equipe no Brasil para começar a preparação da implantação da fábrica de veículos elétricos em Camaçari.

“Eles estão ficando em São Paulo e vindo [para a Bahia], trabalhando para que isso possa acontecer. Eu tenho informações, inclusive, de compras de navio pela ByD, para transporte tanto de materiais para montagem quanto para carros prontos”, relatou Jerônimo. Nossa expectativa é que no mês de julho a gente possa fazer o anúncio e aí vai ser o papel da BYD  em relação a montagem, a reforma, os equipamentos e etc.”, disse Jerônimo.

“Como envolve duas empresas, tem um sigilo entre as duas que eu não posso ser o porta-voz disso. Mas, eu posso dizer a você, que está muito próximo, inclusive com informações da BYD, de outros investimentos que não depende da relação Ford – BYD. São investimentos dele e também nosso, do Governo do Estado. Nós já queremos iniciar, eles também já estão dentro de um espaço para fazer isso. Tem uma novidade que é a vinda de uma das executivas mais forte, a senhora Stella da BYD. Ela está prevista entre este final do mês e início do outro. Ela não virá aqui a passeio, ela virá para a gente fazer uma coisa mais concreta. Então, a expectativa nossa é essa”, revelou o governador.

Se a expectativa para a instalação da fábrica em Camaçari é positiva, não dá para dizer o mesmo da participação da BYD na construção do VLT do Subúrbio de Salvador. Jerônimo Rodrigues classificou o atual momento como “delicado” por conta dos impasses encontrados para a viabilização do projeto.

“Durante a pandemia os preços tiveram modificações nos insumos, no valor do dólar, nas taxas de juros e isso está dificultando as negociações. A BYD acha que é sim possível fazer [a construção do VLT]. Estou tendo mais cautela para que, caso haja alguma dificuldade, a gente possa encontrar uma alternativa. É um projeto que vai fazer parte da mobilidade urbana de Salvador. Nós vamos aguardar a vinda da representante chinesa, pra gente poder fechar os negócios”, afirmou Jerônimo. 

Os trens do subúrbio de Salvador foram desativados em 2021, ainda no governo de Rui Costa. Jerônimo Rodrigues viajou para a China em abril deste ano. Em uma publicação no Instagram, o governador disse que “com o VLT, atenderemos a correria do dia a dia, aliando agilidade e sustentabilidade, além de garantir um transporte digno para os moradores do Subúrbio”. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Camaçari fábrica Jerônimo Rodrigues vlt do subúrbio BYD

Leia também


Presidente do Republicanos na Bahia fala sobre a disputa pelo vice de Bruno Reis em 2024


Jerônimo entrega R$ 37 milhões em equipamentos para a saúde


Marcos do Val revela que esposa pediu divórcio após operação da PF; assista