Política

Jerônimo Rodrigues se posiciona sobre possível efetivação de Ivana Bastos como presidente da Alba

Jerônimo avaliou o nome de Ivana Bastos como uma “relação diplomática”.  |  Joilson Cesar/BNews

Publicado em 17/02/2025, às 12h01   Joilson Cesar/BNews   Rebeca Santos e Daniel Serrano

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), comentou na manhã desta segunda-feira (17) sobre uma possível nova eleição para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Na última segunda (10), o Supremo Tribunal Federal (STF) afastou o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) que iria para o terceiro mandato no cargo.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

“Meu acordo, enquanto governador, com os partidos foi que a proporcionalidade acontecesse. Tanto é que o diálogo com o PT, eles já toparam, o PT topou, mas já fazia uma chapa onde, caso acontecesse isso, o PSD estava na condição de vice. Se vai ter uma nova eleição ou se vai permanecer o nome de Ivana, estou muito confortável em relação a isso, no que diz respeito ao meu compromisso com o PSD. Vamos aguardar o que é que vai acontecer com a mensagem escrita pelo Gilmar Mendes. Haveremos de respeitar o que virá de lá”, disse o governador.


Jerônimo avaliou o nome de Ivana Bastos como uma “relação diplomática”. “Acho que são dois bons nomes. O nome de Adolfo, que foi o nome majoritariamente escolhido naquele momento, apenas um voto contrário e uma ausência. Mas a grande maioria. E depois o nome de Ivana, que também, até o fato de ser a primeira mulher a dirigir a Assembleia no estado da Bahia, acho uma relação diplomática importante, não é uma relação de subserviência. Acho que também o nome de Ivana é um nome adequado, por quanto ela, inclusive, foi dirigente no movimento nacional das Assembleias, e isso deu a ela um ‘know-how’ de diálogo. Acho que também dentro da Assembleia tem um posicionamento de que há uma tranquilidade com o nome dela, mas aí é a Assembleia que resolve”, comentou.

Classificação Indicativa: Livre


TagsALBApsdadolfo menezesIvana BastosJerônimo Rodrigues

Leia também


“Um absurdo”, diz Adolfo Menezes sobre decisão do STF que o afastou da presidência da Alba


Racha no PT? Vice-presidente do partido denuncia ministra Anielle Franco; saiba o motivo