Política
Publicado em 12/06/2026, às 08h53 Michel Jesus/Câmara dos Deputados | Carlos Moura/SCO/STF Rebeca Santos
A Justiça da Itália divulgou a decisão que levou à revogação de uma sentença anterior no processo de extradição da ex-deputada Carla Zambelli, condenada no Brasil pela invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Zambelli foi condenada no Brasil por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O caso girou em torno do pedido de extradição feito pelas autoridades brasileiras e teve como ponto principal a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Os magistrados italianos destacaram que Moraes acumulou várias funções no processo, o que, segundo eles, fere os princípios de imparcialidade e independência do juiz.
Na decisão, publicada em italiano, os magistrados afirmaram haver “insuficiência e ilogicidade da fundamentação em relação ao acúmulo das funções de vítima, juiz de primeira instância, juiz de segunda instância e juiz da execução na pessoa de M.A.D.M. [Ministro Alexandre de Moraes], integrante do Supremo Tribunal Federal do Brasil, em violação ao princípio da imparcialidade e da independência do juiz”.
A Suprema Corte de Cassação, que é a última instância da Justiça italiana, anulou a decisão anterior da Corte de Apelações. Com isso, Zambelli foi solta no fim do mês passado.
O processo avaliado na Itália se refere à condenação de Zambelli pela invasão dos sistemas do CNJ. Entre os atos atribuídos ao caso estão a inserção de documentos falsos no sistema, como um mandado de prisão contra o próprio Alexandre de Moraes, supostamente assinado por ele, e uma ordem de quebra de sigilo bancário do ministro.
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o objetivo da invasão seria desacreditar o Poder Judiciário, responsável pelo processo eleitoral, e criar um clima favorável a uma ruptura institucional para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder.
Além desse caso, ainda tramita na Itália um segundo pedido de extradição contra Zambelli. Esse outro processo está relacionado à condenação dela por porte ilegal de arma e ameaça com arma de fogo.