Política

Laina Crisóstomo comenta polêmica em torno de mandato coletivo; entenda

Laina Crisóstomo faz parte do mandato Pretas por Salvador ao lado de Cleide Coutinho e Gleide Davis  |  Joilson César / BNews

Publicado em 20/03/2023, às 16h49   Joilson César / BNews   Eduardo Dias e Edvaldo Sales

A vereadora Laina Crisóstomo (PSol) comentou, nesta segunda-feira (20), durante sessão na Câmara Municipal de Salvador (CMS), o fato de alguns edis estarem questionando a circulação das vereadoras que fazem parte do mandato Pretas por Salvador, cuja legitimidade foi defendida por Crisóstomo, na Casa. As co-vereadoras Cleide Coutinho e Gleide Davis integram o grupo.

Desde a primeira sessão em que entramos nessa Câmara logo depois de a gente ter sido diplomada e empossada, o entendimento é que, naquele momento, houveram questionamentos, mas que os processos foram pacificados a partir do entendimento da mesa diretora, sob o comando geral de Geraldo Júnior, de que havia reconhecimento, assim como houve do TRE – porque o TRE reconheceu quando fez a diplomação simbólica das três”, pontuou.

A vereadora ressaltou que existiu a diplomação simbólica das três justamente para poder mostrar “que as elas foram verdadeiramente pré-candidatas, candidatas e eleitas”. “O debate da gente desde o processo inicial, na pré-candidatura, sempre foi de mostrar que existiam três pessoas, e três pessoas no sentido de dizer ‘olhe, na urna, vai aparecer a cara de uma, porque tem um CPF cadastrado, mas você está votando nas três’”, continou.  

Na ocasião, Laina explicou que o CPF cadastrado é o dela e que, no dia em que ela não estiver na Câmara, mas Cleide sim, não é colocado como presença. “A gente entende que existe uma perspectiva burocrática, assim como funciona para as comissões. Se eu não chegar com o CPF, não dá quórum”.

Sobre a possibilidade acessar os espaços, a vereadora destacou:

Existe um reconhecimento legitimo, e aí a gente não está falando sobre legalidade, estamos falando sobre legitimidade, que é o que a gente tem conquistado há muito tempo, de acessar os espaços. Assim foi determinado sobre o acesso ao plenário, acesso às reuniões e comissões”.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Câmara Municipal de Salvador CMS PSOL acesso vereadora pretas por salvador Laina Crisóstomo

Leia também


Mário Negromonte Jr quebra silêncio sobre substituir João Leão no comando do PP na Bahia


Panorama Vitória da Conquista 2024: Oposição acusa Sheila Lemos de inelegibilidade; entenda


Prefeito de cidade baiana expulsa vereador e causa "climão" em evento; saiba detalhes