Política

Líder da oposição na Câmara lamenta aprovação de aumento de apenas 8% para professores

Mandato coletivo liderado por Laina apoiou proposta de aumento salarial de 20% aos professores  |  Joilson Cézar / Bnews

Publicado em 12/06/2023, às 20h51   Joilson Cézar / Bnews   Edvaldo Sales e Lula Bonfim

A vereadora Laina Crisóstomo (PSOL), líder do mandato coletivo “Pretas por Salvador”, lamentou nesta segunda-feira (12) a aprovação do reajuste de apenas 8% para os professores da rede municipal de ensino. A parlamentar defendia um aumento de 20%, para cumprir o piso salarial nacional do magistério, definido em lei.


“Nós propusemos, enquanto mandata [sic], mas juntamente com toda oposição, uma proposta de reajuste de 20%, porque foi esse o pedido da categoria e a gente está aqui pra defender uma educação pública de qualidade. Porque não dá pra ficar colocando dinheiro nos programas Pé na Escola e Primeiro Passo, quando não se pensa na construção do que é o serviço público, que é o trabalho de continuidade, que é pensar na educação que seja de criticidade, que verdadeiramente pense a cidade, as pessoas, e faça acolhimento”, avaliou Laina.


Integrante do mandato coletivo ao lado de Laina e de Gleide Davis, Cleide Coutinho criticou a prefeitura de Salvador pela proposta de 8% e afirmou que apoia uma provável paralisação dos professores, em protesto ao não cumprimento do piso nacional no município.


“Se o município necessita desses funcionários, que se aplique medidas que contribuam para a rede municipal. Se a decisão da categoria for por paralisação, nós estamos aqui para apoiá-los. Estamos desde sempre nos colocando à disposição para, com esses profissionais, construirmos essas duas emendas. Mas, infelizmente, não passou. É muita incoerência da gestão, quando se cria cargos comissionados, mas se nega um aumento de 20%”, apontou Cleide Coutinho.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Câmara Municipal de Salvador Laina Crisóstomo

Leia também


Professores anunciam paralisação em Salvador após aprovação de reajuste na Câmara de Vereadores


Vereadores de Bruno Reis compram briga contra proibição de comércio informal nas comunidades; entenda


Professores protestam em frente à Câmara de Salvador por cumprimento do piso nacional