Política

Líder de organização que atuou no ataque ao Capitólio é condenado; saiba pena

A sentença traz a segunda pena mais longa já proferida para um réu condenado pelos ataques ao Capitólio  |  Reprodução / Justiça de Columbia

Publicado em 31/08/2023, às 18h24   Reprodução / Justiça de Columbia   Cadastrado por Edvaldo Sales

Joe Biggs, líder da organização que marchou em direção ao Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021, foi condenado a 17 anos de prisão por um júri de Washington.

Ele foi acusado por diversas acusações, incluindo conspiração, por tentar impedir a troca de poder entre o então presidente Donald Trump e Joe Biden.

Com o argumento de que Biggs e os outros réus “se posicionaram intencionalmente na vanguarda da violência política neste país” e procuraram mudar o rumo da história estadunidense, promotores pediram ao juiz distrital Timothy Kelly que ele fosse condenado a 33 anos de prisão.

No entanto, o juiz Kelly proferiu a sentença de 17 anos e justificou que não queria “minimizar a violência que ocorreu”. A sentença traz a segunda pena mais longa já proferida para um réu condenado pelos ataques ao Capitólio.

Stewart Rhodes, líder e fundador de uma organização de extrema direita antigovernamental estadunidense, foi quem recebeu a maior pena, de 18 anos.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Estados Unidos prisão ataque pena júri capitólio Joe Biggs

Leia também


Datafolha: Com 32%, Boulos sai na frente na corrida para Prefeitura de São Paulo; veja números


Funcionários de Vera Cruz denunciam intimidação e prefeitura responde; saiba detalhes


Jaques Wagner e Elmar Nascimento fazem a alegria de prefeitos baianos; entenda