Política

Lula anuncia que vai cobrar impostos de empresas americanas como WhatsApp e Instagram

Lula afimou que vai julgar e vai cobrar impostos das empresas americanas digitais  |  Bruno Peres/Agência Brasil

Publicado em 19/07/2025, às 19h10   Bruno Peres/Agência Brasil   Redação BNews

Durante seu discurso no congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia, o presidente Lula  afirmou, na última quinta-feira (17), que o Brasil vai taxar as big techs dos Estados Unidos – as gigantes que controlam as plataformas digitais. 

"O mundo tem que saber uma coisa: esse país só é soberano porque o povo brasileiro tem orgulho desse país. Eu queria dizer para vocês que a gente vai julgar e vai cobrar impostos das empresas americanas digitais".

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

A medida anunciada por Lula acontece em meio a uma guerra comercial com Estados Unidos, onde o presidente norte-americano, Donald Trump, prometeu tarifar em 50% os produtos brasileiros a partir de 1 de agosto.

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que as plataformas devem ser responsabilizadas diretamente por postagens ilegais feitas por seus usuários.  A pressão dessas empresas contra a regulação do setor no Brasil influenciou a decisão do presidente Trump de aplicar as tarifas, conforme avaliaram alguns especialistas.

Classificação Indicativa: Livre


TagsEstados UnidosLulaGuerrastfbrasilempresasplataformasimpostosSupremo Tribunal FederalGoiâniatarifasprodutoscomercialregulaçãoespecialistasDigitaispostagensresponsabilidadebnewsDonald Trumptaxarbig techs

Leia também


Lula se reúne com chanceler após Trump revogar vistos de ministros do STF


Governo Lula acredita que Trump pode reagir às medidas do STF contra Jair Bolsonaro