Política

Lula concede a mais alta condecoração a Janja; veja

Além da primeira-dama, a segunda-dama Lu Alckmin, casada com o vice-presidente Geraldo Alckmin, também receberá a honraria  |  Reprodução / Instagram

Publicado em 21/11/2023, às 09h03   Reprodução / Instagram   Daniel Serrano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu à primeira-dama Janja da Silva, o mais alto grau da Ordem de Rio Branco, condecoração dada pelo governo do Brasil para “distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção”. A homenagem consta na edição desta terça-feira (21) do Diário Oficial da União.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Lula e Janja são casados desde de maio de 2022. Ela vem causando incômodo no Palácio do Planalto por ser uma conselheira influente do presidente desde o início do governo.

Além de Janja, a honraria também será concedida para a segunda-dama Lu Alckmin, casada com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e às ministras Margareth Menezes (Cultura), Simone Tebet (Planejamento), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Aparecida Gonçalves (Mulheres), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas), da presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e da governadora Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte.

Lula ainda concederá a honraria para alguns ministros, militares, o governador Jader Barbalho Filho (MDB), do Pará, o presidente da Petrobras, Jean Prates, o ministro do  Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, e o líder indígena Raoni.

Criada em 1963, a Ordem de Rio Branco homenageia o patrono da diplomacia brasileira e está dividida em cinco graus: Grã-Cruz (a mais alta), Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma medalha anexa. Por ser o presidente da República, Lula é o Grão-Mestre da Ordem de Rio Branco.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula Margareth Menezes Geraldo Alckmin Palácio do Planalto Lu Alckmin Luciana Santos simone tebet cristiano zanin janja Sônia Guajajara Anielle Franco Esther Dweck Janja da Silva Ordem de Rio Branco

Leia também


TSE toma decisão sobre cassação de vereadora de Lauro de Freitas; confira


Defesa de réu baiano morto na Papuda alertou STF sobre riscos à saúde