Política

Lula defende criação de “doutrina latino-americana” nas universidades e critica tom dos EUA nas negociações com o Brasil

Lula defende criação de doutrina que fortaleça a identidade latino-americana e a soberania da região  |  Agência Brasil

Publicado em 18/10/2025, às 16h27 - Atualizado às 16h30   Agência Brasil   Bruna Rocha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu neste sábado (18) a criação de uma “doutrina latino-americana” nas universidades, com o objetivo de fortalecer a identidade e a soberania da região. Segundo ele, a iniciativa ajudaria a garantir que “nenhum presidente ouse falar grosso com o Brasil”.

A fala ocorre em meio às negociações entre Brasil e Estados Unidos sobre a possibilidade de flexibilização do chamado “tarifaço”, imposto pelos norte-americanos a produtos brasileiros.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

“A gente quer formar uma doutrina latino-americana, com professor latino-americano, para que a gente possa sonhar que esse continente um dia vai ser independente", afirmou Lula.

"Que nunca mais um presidente de outro país ouse falar grosso com o Brasil, porque a gente não vai aceitar. Não é uma questão de coragem, é uma questão de dignidade, de caráter”.

As declarações foram feitas durante um evento com estudantes da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), um projeto que oferece apoio financeiro a cursinhos pré-vestibular. A atividade ocorreu em São Bernardo do Campo (SP), berço político do PT, e contou com a presença dos ministros da Educação, Camilo Santana (PT), e da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

Lula citou a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no Ceará, e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu (PR), como exemplos de instituições que produzem conhecimento voltado à realidade latino-americana e africana.

Além disso, o presidente sinalizou que pretende expandir o programa Pé-de-Meia, hoje voltado ao ensino médio, para o ensino superior.

“A gente vai ter que discutir com muito carinho com o Haddad e com o companheiro Camilo, porque, dentro da mesma sala de aula, tem um aluno que recebe o Pé-de-Meia e outro que não recebe. E, às vezes, a diferença de renda é de R$ 0,50. Então, nós precisamos aprovar a universalização do Pé-de-Meia, para que todas as pessoas possam ter o direito de estudar”, defendeu Lula.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre


TagsEstados UnidosCearáptbrasilLuiz Inácio Lula da Silvabnewslatino-americanapé-de-meiatarifaço

Leia também


Após deixar PDT, Ciro Gomes anuncia filiação em partido do Centrão; saiba qual


"Quantos negros Lula já convidou para jantar no Alvorada?", questiona movimento sobre possível indicação ao STF