Política

Lula desembarca nos Emirados Árabes e faz presidente quebrar protocolo do país pela primeira vez; entenda

Presidente brasileiro viajou ao país árabe após período na China  |  Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 15/04/2023, às 11h26 - Atualizado às 12h48   Ricardo Stuckert/PR   Cadastrado por Eduardo Dias

Após viagem à China, o presidente Lula desembarcou nos Emirados Árabes neste sábado (15) e foi recepcionado pelo presidente do país árabe, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, em Abu Dhabi. 

Esta é a terceira visita de um presidente brasileiro aos Emirados Árabes Unidos. A primeira foi do próprio Lula, em 2003. O ex-presidente Jair Bolsonaro também visitou o país em viagem oficial.

Lula foi convidado por bin Zayed para participar do Iftar, que é a refeição ingerida durante a noite, após o pôr do sol, com a qual se quebra o jejum diário durante o mês islâmico do Ramadã.

O convite é visto como uma honraria para o petista, tendo em vista que é uma tradição islâmica e não é comum ser feita por não-mulçumano. Essa, inclusive, é a primeira vez que o presidente dos Emirados Árabes quebra o protocolo.

Segundo o governo brasileiro, os Emirados Árabes Unidos estão entre os três principais parceiros comerciais do Brasil no Oriente Médio. Em 2022, o comércio bilateral alcançou US$ 5,7 bilhões, aumento de 74% em relação a 2021, com superávit brasileiro de US$ 739 milhões.
 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula China Emirados Árabes Abu Dhabi Mohammed bin Zayed Al Nahyan

Leia também


Geraldo Júnior dá detalhes de ações do governo para combater violência nas escolas


Rui Costa dispara contra governo Bolsonaro ao falar sobre ataques em escolas; confira


Governo Lula envia ao Congresso meta de déficit zero para 2024