Política

Lula e Janja terão jantar com príncipe saudita que deu joias a Bolsonaro

O jantar oferecido pelo príncipe a Lula faz parte da última agenda do petista na Europa  |  Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 23/06/2023, às 14h44   Ricardo Stuckert / PR   Cadastrado por Edvaldo Sales

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja da Silva terão um jantar com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman al Saud, que presentou, em 2021, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) com joias milionárias. O encontro acontece nesta sexta-feira (23).

As joias, avaliadas em R$ 5 milhões, foram trazidas ilegalmente ao Brasil. O caso é investigado pela Polícia Federal.

O jantar oferecido pelo príncipe a Lula faz parte da última agenda do petista na Europa e ocorrerá na residência oficial do Reino da Arábia Saudita em Paris. Antes de viajar para a França, Lula esteve na Itália, onde se reuniu com lideranças locais, com o presidente do país, Sergio Mattarella, e com o Papa Francisco.

Lula desembarcou na França nessa quinta-feira (22) e lá ele discursou em um festival de música e defendeu que países ricos financiem a preservação de florestas como a Amazônia. Hoje, o presidente teve uma reunião bilateral com o presidente da França, Emmanuel Macron. Ele também discursou na Cúpula sobre Novo Pacto de Financiamento Global, em Paris.

Polêmicas envolvendo Mohamed bin Salman

O príncipe é conhecido por usar medidas violentas para calar seus opositores, inclusive no exterior da Arábia Saudita, país que vive um regime ditatorial. Mohamed bin Salman é acusado por suspeita de ordenar o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, visto pela última vez com vida dentro da embaixada saudita na Turquia, em 2018.

O profissional era crítico ao regime ditatorial da Arábia Saudita. Segundo investigações, o corpo do profissional teria sido desmembrado. Seus restos mortais nunca foram encontrados.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula Luiz Inácio Lula da Silva jantar Jair Bolsonaro joias sauditas Janja da Silva joias milionárias Mohammed bin Salman al Saud

Leia também


Arthur Lira suspende sessões na Câmara dos Deputados; saiba motivo


Daniela Lima se pronuncia pela primeira vez após contratação na GloboNews


Campos Neto ‘perde’ coligação na Faria Lima após decisão do Copom