Política

Campos Neto ‘perde’ coligação na Faria Lima após decisão do Copom

Lula Marques/Agência Brasil
A decisão do Copom pode influenciar nos próximos ‘passos’ de Campos Neto  |   Bnews - Divulgação Lula Marques/Agência Brasil

Publicado em 23/06/2023, às 11h15   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Responsável pelo comando do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto enfrentou problemas na gestão pela oposição do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assim como do setor industrial em virtude das taxas de juros. Contudo, a parceria com a Faria Lima parece ter sofrido um conflito, desde a noite desta quarta-feira (21). 

O conflito teria surgido após um comunicado emitido após a reunião do Copom, de acordo com informação divulgada por Lauro Jardim, do Jornal O Globo. Nesse sentido, a problemática girou em torno da porta ‘fechada’ para a queda da taxa de juros no dia 2 de agosto, período em que o Copom fará uma nova reunião. 

Com a decisão, o BC manteve a taxa Selic em 13,75% ao ano. “A consequência deste comunicado é dar munição aos que não toleram a independência do Banco Central. O Campos está prestando um desserviço à instituição da autonomia do BC”, relatou um banqueiro de investimento em entrevista à publicação.

Por outro lado, parte dos banqueiros acredita que agosto marcará o início da trajetória de queda da Selic. Ainda assim, existe uma expectativa de que na ata do encontro de anteontem da diretoria do BC, a ser publicada na semana que vem, surja uma modulação do feito no comunicado. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp