Política

Lula irá construir área para pouso e decolagem de helicóptero no Planalto

Área a ser construída no Palácio do Planalto será capaz de receber, além de helicóptero, carros voadores  |  Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 10/04/2024, às 11h46   Marcelo Camargo/Agência Brasil   Cadastrado por Daniel Brito

O presidente Lula (PT) construirá um heliponto no Palácio do Planalto. Segundo informações da coluna de Paulo Cappelli, do site Metrópoles, a obra está orçada em R$ 769 mil e atende a uma "demanda operacional e de segurança da Presidência da República" apontada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Ao todo, a estrutura terá 412 m², cuja área pavimentada será capaz de receber, além de helicópteros, carros voadores como os fabricados pela Embraer, que deverão entrar em operação em 2026. Os estudos de viabilidade foram iniciados em 2023.

A escolha levou em consideração o menor custo e impacto do projeto na área, a mesma onde está localizada a plataforma de concreto. O projeto inclui também a instalação de luzes de orientação para os pilotos em voos noturnos.

A licitação para a obra foi aberta na terça-feira (9) e prevê a escolha da empresa responsável a partir do menor preço apresentado. A abertura das propostas acontece no próximo dia 23 e o contrato terá validade de 180 dias.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula Brasília pouso helicóptero Planalto Palácio do Planalto decolagem

Leia também


Absolvido no TRE, Moro vai ser julgado pelo CNJ


Após briga de Musk com Moraes, Allan dos Santos diz que ministro será “sacrificado”