Política

Lula já tem opções para substituição do teto de gastos; veja quais

Lula traça planos para substituir o teto de gastos em seu governo  |  Joilson César / BNews

Publicado em 06/11/2022, às 06h30   Joilson César / BNews   Redação

O PT já tem plano para o teto de gastos no futuro governo Lula. A gestão terá o desafio de cumprir as promessas de campanha de Lula em meio ao que os especialistas econômicos têm chamado de ‘buraco fiscal’ deixado pelo atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).

A ideia é ter um projeto que possa substituir o que conhecemos como teto de gastos, segundo divulgou a Folha de São Paulo neste sábado (5). O novo mecanismo fiscal entraria em vigor no ano de 2024.

O objetivo é que a nova solução possa garantir o valor de R$ 600 para as famílias do Auxílio Brasil. A publicação ainda revelou que o PT já vinha conduzindo estudos sobre as alternativas para substituir o teto de gastos, criado em 2016 no governo Michel Temer (MDB).

A primeira opção seria a volta da meta de superávit primário como principal âncora fiscal, mas com margens para imprevistos, como gastos emergenciais. A segunda opção é manter um limite para despesas, mas com crescimento acima da inflação.

Coordenador da transição, @geraldoalckmin destaca que nossa prioridade é o Bolsa Família de R$ 600. Vamos juntos construir um Brasil com mais direitos para todos. #EquipeLula pic.twitter.com/uhIoQoyFh4

— Lula (@LulaOficial) November 3, 2022

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags política pt Lula governo michel temer fiscal Jair Bolsonaro bolsonaro teto de gastos Auxílio Brasil mecanismo fiscal

Leia também


Transição de governo: Olívia Santana mostra incômodo com conciliações da esquerda


Bolsonarista baiana sai em defesa de Nikolas Ferreira em caso de fake news


Angelo Coronel cita ‘justiça’ em momento crucial para piso dos fisioterapeutas