Política

Lula questiona dificuldade do PT em vencer eleições de Salvador: "não se explica"; assista

Em conferência eleitoral do PT, presidente reclamou da dificuldade de ganhar eleições em determinadas localidades e citou Salvador como uma delas  |  Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 09/12/2023, às 10h07 - Atualizado às 10h11   Marcelo Camargo / Agência Brasil   Tácio Caldas

O presidente Lula (PT) criticou a dificuldade que o Partido dos Trabalhadores (PT) tem para vencer as eleições municipais em algumas regiões do Brasil. Questionamento aconteceu durante a abertura da conferência eleitoral da legenda, em Brasília. Na ocasião, o presidente citou Salvador e disse que é algo que "não se explica".

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Esse partido já governou muitas cidades importantes neste país. Agora, tem coisa que a gente não consegue explicar. Como é que a gente já governa há 20 anos a Bahia e não conseguiu ganhar Salvador? Como é que a gente explica nunca ter ganho o governo de São Paulo? Perdemos quatro eleições para o Alckmin, mas já governamos a capital três vezes. Já governamos a região metropolitana [por] muito tempo", questionou Lula.

Além de toda essa indagação, o presidente da República também dirigiu a palavra para Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia, e o senador baiano Jaques Wagner (PT). Segundo Lula, as próximas eleições municipais repetirão o cenário polarizado de 2022. Na ocasião, nas eleições presidenciais, houve uma disputa acirrada e polarizada entre Lula e Bolsonaro (PL).

Eu sinceramente acho que essa eleição vai ser outra vez Lula e Bolsonaro disputando essas eleições no municípios. E vocês sabem que não pode aceitar provocação, ficar com medo, ficar com vergonha, enfiar rabo entre as pernas", ponderou Lula.

O chefe do executivo brasileiro ainda destacou que a legenda vai precisar fortalecer a atuação da democracia. "A gente vai ter que mostrar que queremos exercitar democracia com eleições mais competitiva o possível, mas a gente não vai ter medo de ninguém", concluiu o presidente Lula.

Assista ao Radar BNews a última quinta-feira (7):

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Jaques Wagner Salvador Wagner pt Lula Brasília São Paulo brasil presidente Lula Região Metropolitana Partido dos Trabalhadores PL senador alckmin bolsonaro presidente da República governador da bahia Jerônimo Rodrigues senador baiano chefe do executivo brasileiro

Leia também


Pesquisa brasileira sobre bioestimulante agrícola é capa de jornal científico mais prestigiado da Inglaterra


BNews Agro: Brasil é o país que mais importa insumos no mundo, segundo Anvisa


Covid-19: Salvador disponibiliza a aplicação da 2ª dose da bivalente; saiba quando