Política

Lula sanciona, com vetos, lei que agiliza registro de agrotóxicos no Brasil; saiba detalhes

Governo federal publicou o texto no Diário Oficial da União  |  Divulgação / Agência Brasil

Publicado em 28/12/2023, às 08h01 - Atualizado às 08h04   Divulgação / Agência Brasil   Tácio Caldas

O presidente Lula (PT) sancionou, com alguns vetos, o Projeto de Lei (PL) que versa sobre a aceleração do processo de registro de agrotóxicos no Brasil. O texto estava tramitando no Congresso nacional há 24 anos e foi aprovado pelo Senado Federal em novembro. A sanção do presidente da República foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (28).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Essa nova legislação define os prazos para a aprovação de novos agrotóxicos e para promoção de agilidade no setor. Apesar disso, foram realizados vetos em 14 trechos do texto, incluindo pontos cruciais da proposta. O detalhe é que esses pontos ainda serão avaliados pelo Congresso Nacional e podem ser 'devolvidos' ao texto da PL. Vale lembrar que o texto da proposta foi aprovado pela comissão de Meio Ambiente, após um 'acordo' entre o governo e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). 

Vetos

No texto original, o relator da proposta, o senador Fabiano Contarato (PT), incorporou duas demandas da FPA. Uma delas foi vetada por Lula. Este foi o caso do trecho que atribuía detalhadamente e exclusiva a reavaliação dos riscos dos agrotóxicos ao Ministério da Agricultura, que é comandado por Carlos Fávaro (PSD). Outro trecho vetado também dava poder exclusivo à pasta para avaliar as alterações técnicas nos registros de agrotóxicos.

Esse trecho, pelo menos em tese, excluia a competência de dois órgãos públicos. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, Lula também vetou mais um trecho importante do texto. Trata-se da dispensa das empresas de incluirem nas embalagens, de forma permanente, o próprio nome e a advertência de que o recipiente pode não ser reaproveitado, ressaltando a importância da informação ao consumidor.

Tramitando à 24 anos

Este foi o ano de 'quebrar tabus'. O primeiro foi a Reforma Tributária e agora a lei que versa sobre a aceleração do processo de registro de agrotóxicos no Brasil. Esse projeto foi proposto originalmente em 1999 pelo então senador e ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP). Na época, o assunto representava uma das principais demandas da indústria de agroquímicos.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (27):

Classificação Indicativa: Livre


Tags pt Lula congresso nacional presidente Lula PL Diário Oficial da União projeto de lei agricultura psd presidente da República ministério da agricultura DOU órgãos públicos contarato Fabiano Contarato Carlos Fávaro FPA Frente Parlamentar da Agropecuária

Leia também


Polícia detalha circunstâncias da morte de PC Siqueira; saiba mais


Cirurgia de ‘orelhas de Mickey’ em pets viraliza e preocupa veterinários; entenda


Governo Federal divulga datas de feriados e pontos facultativos de 2024; saiba quais