Política

Lula se desculpa com presidente argentino por “grosserias” de Bolsonaro; entenda

Lula disse que um país que tem a "grandeza" econômica do Brasil "não tem o direito de ficar procurando inimigos"  |  Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 23/01/2023, às 15h09 - Atualizado às 15h13   Ricardo Stuckert/PR   Cadastrado por Eduardo Dias

Durante o encontro com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, o presidente Lula se desculpa com o mandatário e com o povo argentinodo pelas “grosserias” ditas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula cumpre agendas voltadas para integração energética, investimentos, meio ambiente, defesa e combate a ilícitos.

Em entrevista coletiva, na Casa Rosada, sede do governo argentino, Lula disse que um país que tem a "grandeza" econômica do Brasil "não tem o direito de ficar procurando inimigos".

“Estou na verdade pedindo desculpas ao povo argentino por todas as grosserias que o último presidente do Brasil, que eu o trato como ‘genocida’ por causa da falta de responsabilidade no cuidado com a pandemia, por todas ofensas que ele fez ao companheiro Alberto Fernández e à Argentina”, afirmou Lula.

“Precisamos construir amigos, construir parceiros. Por isso, eu quero afirmar, Alberto Fernández, meu amigo e presidente da Argentina, o Brasil está outra vez de braços abertos para acolher os companheiros argentinos no negócio, na cultura, no futebol e na manutenção da relação de amizade que nós temos há tantos anos”, completou o atual chefe do Palácio do Planalto em sua fala. 

Na próxima quarta-feira (25), Lula deve viajar para o Uruguai, onde se encontra com o chefe do Executivo do país, Luis Alberto Lacalle Pou. Em fevereiro, o petista deve ir para os Estados Unidos e em março para a China.

Nesta segunda, ele teria um encontro com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, mas foi cancelado de última hora devido a promessa de protestos contra o ditador por parte de venezuelanos que moram em Buenos Aires. 

Sendo recebido pelo amigo e presidente da Argentina, @alferdez. Um país irmão do Brasil. Vamos trabalhar juntos. 🇧🇷🇦🇷

📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/Fw4qyhZ68j

— Lula (@LulaOficial) January 23, 2023

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula argentina ex-presidente bolsonaro presidente da Argentina grosserias Alberto Fernández

Leia também


Saiba quanto os passeios de Jair Bolsonaro custavam em média aos cofres públicos


Bolsonaro usou cartão corporativo para bancar hospedagem de segurança de Carluxo em Brasília


Lula se encontra com presidente da Argentina em primeira viagem internacional; veja