Política

Lula sobrevoa áreas afetadas pelas fortes chuvas em Minas Gerais

Presidente também se reúne com prefeitos de municípios da Zona da Mata  |  Rovena Rosa/ Agência Brasil

Publicado em 28/02/2026, às 09h33   Rovena Rosa/ Agência Brasil   Bernardo Rego

Em virtude das fortes chuvas que assolam o estado de Minas Gerais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobrevoou a região da Zona da Mata onde já foram contabilizadas mais 60 mortes.

Lula vai se reunir com os prefeitos Margarida Salomão, de Juiz de Fora; de José Damato, Ubá; e Maurício dos Reis, de Matias Barbosa. Os três municípios estão em situação de calamidade pública. Outras duas cidades, Divinésia e Senador Firmino, estão em situação de emergência. As informações são da Agência Brasil.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

O presidente Lula vai ser acompanhado pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. O ministério aprovou recursos no valor de R$ 11,3 milhões para socorrer as três cidades mais afetadas. Esses recursos são voltados tanto para assistência humanitária como para restabelecimento dos serviços essenciais (por intermédio de oito planos de trabalho).

As cidades com reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar apoio financeiro ao Ministério da Integração do Desenvolvimento Regional para ações de defesa civil. Os pedidos devem ser feitos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.

A Defesa Civil Nacional tem disponibilzado cursos a distância voltados à capacitação de agentes municipais e estaduais para o uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuvas para este sábado (28) com avisos de “grande perigo”.

A chuva poderá passar de 100 milímetros em 24 horas, com risco de novos alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. Os avisos também alertam para chuva nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Classificação Indicativa: Livre


TagsLulaminas geraischuvasalagamentosvisitaassistênciaJuiz de ForaUbáZona da Mata

Leia também


Geraldo Alckmin abre o jogo sobre futuro na política: "O certo é ser convocado"


Após polêmica, STF autoriza atleta trans a disputar Copa Brasil