Política

Lula vai discutir xenofobia contra brasileiros com presidente e premiê de Portugal

Reunião entre Lula e líderes portugueses visa fortalecer laços e assinar acordos bilaterais importantes para ambos os países  |  Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 14/02/2025, às 12h30   Marcelo Camargo / Agência Brasil   Yuri Pastori

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá em Brasília, na 14ª Cimeira Brasil-Portugal, com o presidente português, Marcelo Rebelo, e o premiê do país, Luis Montenegro.  O evento, que terá discussões sobre temas nas áreas de saúde, ciência, justiça, economia, meio ambiente, democracia, desinformação, extremismo e a defesa do português como língua oficial da ONU, acontece na capital federal, na próxima terça-feira (19).

Um dos temas da reunião será o racismo e a xenofobia contra brasileiros em Portugal. As mudanças geopolíticas promovidas por Donald Trump nos Estados Unidos pode ser um dos temas discutidos, embora não tenha uma confirmação disso, conforme noticiou o portal Metrópoles.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Antes de encontrar com Lula, Rebelo receberá o título “honoris causa” na Universidade Federal de Pernambuco, na próxima segunda-feira (17). A reunião com Lula, os chefes do Supremo Tribunal Federal (STF), Câmara dos Deputados e Senado Federal acontece na terça-feira (18). Acordos bilaterais devem ser assinados entre Brasília e Lisboa e ao final do evento uma declaração deve ser publicada pelos dois governos.

Clique aqui, inscreva-se em nosso canal no Youtube e acompanhe a transmissão BNews Folia 2025!

Assista ao programa Radar Bnews da última quinta-feira (13):

Classificação Indicativa: Livre


TagsLulaxenofobiabnewslíngua portuguesaDonald Trumpracismo em Portugalacordos bilaterais

Leia também


Bolsonaro e Kassab têm conversa reservada sobre anistia


Governo Lula suspende contrato de quatro entidades do Cozinha Solidária após fiscalização