Política

Lula vira alvo de ação no TCU; saiba motivo

O item, avaliado em R$ 80 mil, foi dado pelo então presidente da França Jacques Chirac, em 2005, e não foi declarado pelo petista  |  Divulgação

Publicado em 25/08/2023, às 09h45   Divulgação   Daniel Serrano

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, Ubiratan Sanderson (PL-RS) foi ao Tribunal de Contas da União (TCU) pedindo que seja aberta uma investigação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por não ter declarado um relógio avaliado em R$ 80 mil. A informação é da coluna de Paulo Cappelli, no portal Metrópoles.

O relógio em questão é da Piaget e foi dado a Lula pelo então presidente da França, Jacques Chirac, em 2005. No entanto, o item não foi declarado na lista enviada ao presidente do TCU, Bruno Dantas.

“Solicito a Vossa Excelência seja apurada a legalidade da ausência de registro na lista de presentes oficiais da Presidência da República de relógio dado ao Brasil, em 2005, pelo então presidente da França, Jacques Chirac, em comemoração ao Ano do Brasil na França, bem como, liminarmente, seja determinada sua imediata devolução ao acervo público”, diz Sanderson no ofício.

Na quinta-feira (24), o deputado Rodrigo Valadares (UB) pediu que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, incluísse Lula no inquérito que apura joias recebidas por Jair Bolsonaro (PL) no período em que era presidente da República.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula stf Câmara dos Deputados Jair Bolsonaro relógio rodrigo valadares Alexandre de Moraes bruno dantas Ubiratan Sanderson

Leia também


Prefeito de cidade que vereador jogou dinheiro pela janela da Câmara tem mandato cassado


Polícia Federal deve pedir bloqueio do PIX milionário de Bolsonaro; saiba mais


CPMI dos Atos Golpistas estuda acordo com Mauro Cid; saiba qual