Política

Manobra do “Centrão” traz de volta sigilo às votações da PEC da Blindagem

Proposta da PEC da Blindagem visa permitir que congressistas sejam investigados apenas com autorização do Legislativo  |  Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Publicado em 17/09/2025, às 12h01   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados   Yuri Pastori

Os partidos do “Centrão” estão capitaneando uma manobra na Câmara dos Deputados para trazer de volta a possibilidade do Congresso Nacional votar de forma secreta as autorizações para investigações de parlamentares.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

A 'PEC da Blindagem' propõe que deputados e senadores só possam ser investigados com autorização do Poder Legislativo. Deputados e senadores negariam autorização para que um congressista seja investigado por voto secreto.

Na primeira versão da PEC, o voto secreto nas autorizações para investigação de congressistas foi derrubado por meio de um destaque apresentado pela bancada do partido Novo. Foram 296 votos para derrubar o destaque e 174 para manter a modificação. Eram necessários 308 votos para manter o sigilo.

O relator da PEC, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), foi o responsável por, na manhã desta quarta-feira (17), trazer de volta o voto secreto nas votações.  Pelo regimento da Câmara, não é possível acrescentar dispositivos ao texto na votação de hoje, que diz respeito apenas a destaques. O portal Metrópoles procurou o parlamentar, mas não teve resposta. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Classificação Indicativa: Livre


TagsdeputadosblindagemCâmaravotaçãopecCláudio Cajadobnews

Leia também


"Absurdo", dispara Otto sobre decisão do PL de nomear Eduardo Bolsonaro líder da minoria


"Envergonha o eleitor", afirma Otto Alencar sobre PEC da Blindagem