Política

MEC recua e desbloqueia verba milionária de universidades e institutos federais; entenda

A confirmação foi feita pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior  |  Foto: Ministro da Educação, Victor Godoy - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 01/12/2022, às 14h48 - Atualizado às 14h49   Foto: Ministro da Educação, Victor Godoy - Marcelo Camargo/Agência Brasil   Cadastrado por Eduardo Dias

O Ministério da Educação (MEC) voltou atrás da decisão e determinou o desbloqueio dos R$ 366 milhões do orçamento das universidades e institutos federais que haviam sido congelados três dias atrás. A confirmação foi feita pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) nesta quinta-feira (1º).

Somente neste ano, essa havia sido a terceira interferência do governo Bolsonaro na verba do ensino superior.

O recuo aconteceu após a repercussão negativa que o bloqueio causou. Reitores de universidades federais como a de Juiz de Fora (UFJF), de Viçosa (UFV) e de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais, mencionaram o risco de suspensão de atividades acadêmicas e administrativas, além de fechamento de setores e de atraso de pagamento de bolsas a estudantes.

O dinheiro é destinado ao pagamento de despesas como contas de luz e de água, bolsas de estudo e empregados terceirizados.
 

 

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags mec Orçamento ministério da educação verba bloqueio universidades bolsonaro institutos federais

Leia também


Político eleito na Bahia gastou mais de R$50 mil de verbas públicas em própria empresa durante campanha; saiba quem é


"JAIR SAQUEOU O BRASIL": Bloqueio de verbas federais gera onda contra Bolsonaro


No apagar das luzes: Entidades denunciam novos cortes na educação