Política

Moradores fazem "abraçaço" contra abandono do antigo Centro de Convenções da Bahia

Manifestação foi realizada neste sábado e marcou o sétimo aniversário do desabamento parcial do prédio  |  Joilson César / BNews

Publicado em 23/09/2023, às 12h03 - Atualizado às 12h47   Joilson César / BNews   Pedro Moraes e Tácio Caldas

Moradores e comerciantes da região do Costa Azul, Jardim Armação e Stiep acordaram cedo e realizaram uma manifestação contra o abandono do Centro de Convenções da Bahia. Nomeado de "Abraçaço pela Paz", o evento aconteceu próximo ao prédio do antigo Centro de Convenções, e também 'comemorou' sétimo aniversário do desabamento parcial do espaço.

No ato, todos os participantes levantarm a voz contra o abandono do local e os problemas que assolam a região desde o desabamento. Os moradores e comerciantes reclamam de várias questões que estão atreladas à segurança pública. Santiago, o presidente da Associação dos Moradores do Jardim Atalaia (AMJA) falou com o BNews e relatou problemas com assaltos, depredações e invasões do espaço.

Caption

 

"A proposta desse movimento é exterminar uma área de fuga de meliantes que está atormentando as três comunidades. Nós não aguentando mais com tantos assaltos. Essa área quadruplicou o número de assaltos em menos de um ano. Tem um monte de lojas fechandos por causa desses riscos", destacou Santiago.

Quem participou e também falou sobre o caso foi o vereador Cláudio Tinoco (UB). De acordo com ele essa manifestação acontece todos os anos. "Esse é um ato simbolico que nós fazemos todos os anos", afirmou o edil.

Já o morador Bruno, representante do Associação de Moradores de Armação (AMAR), falou ao BNews que as manifestações tem a intenção de melhorar a segurança. Além disso, o protesto busca mudar os ares do espaço.

"Com a situação que o Centro de Convenções se encontra hoje, ele está trazendo muita insegurança para os bairros. Muitos roubos estão acontecendo e está servido de rota de fuga entre três bairros. E estamos pleiteando que o poder do Estado tenha visibilidade sobre essa tragédia e traga de fato a limpeza, a demolização do espaço e traga à mesa propostas de destinação desse espaço"

Vale lembrar que o Governo da Bahia havia levantado a possibilidade de demolir o espaço e resgatar o patrimônio. Apesar disso, nada foi feito desde a tragédia que culminou no desuso do espaço. Em contraponto a isto, pela necessidade, a Prefeitura de Salvador lançou o novo Centro de Convenções de Salvador. O novo espaço, foi inaugurado em 2020 e foi construido no lugar do antigo Aeroclube.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (22):

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Salvador Centro de Convenções Prefeitura de Salvador Governo da Bahia Stiep Aeroclube Jardim Armação Costa Azul Segurança Pública cláudio tinoco Centro de Convenções da BAhia edil ub amar centro de convenções de salvador Associação de Moradores de Armação Abraçaço pela Paz Associação dos Moradores do Jardim Atalaia AMJA

Leia também


Policiais apreendem duas espingardas no interior da Bahia


Do mesmo grupo da 123 Milhas, MaxMilhas também pede recuperação judicial; entenda


Presidente e vice da Saraiva renunciam; entenda o caso