Política

MP no TCU entra com ação bilionária contra Bolsonaro e ex-ministro do Meio Ambiente

Ação contra presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-ministro Ricardo Salles é relativa ao fim do Fundo Amazônia  |  Marcos Correa/PR

Publicado em 30/06/2022, às 20h24   Marcos Correa/PR   Redação

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) entrou com uma ação na Corte cobrando até US$ 2 bi do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, por terem acabado com o Fundo Amazônia.

A ação, assinada pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, pede ao Tribunal a apuração da conduta “intransigente, temerária e ideologizada” da dupla.

Conforme o Ministério Público, o encerramento do Fundo Amazônia pode ter levado à “ocorrência de prejuízos ao Brasil, sobretudo às políticas públicas de preservação ambiental”.

O Fundo Amazônia era financiado pela Alemanha e pela Noruega, contando com US$ 3 bilhões de dólares para avançar políticas de proteção ambiental, de acordo com o site O Antagonista.

O órgão afirmou ainda que “o governo Bolsonaro insistiu em manipular a finalidade do fundo, decidindo livremente e de maneira unilateral a destinação dos recursos”, mas que, após não conseguir manipular os recursos como queria, encerrou o fundo.

Bolsonaro recebe resposta inesperada ao questionar o que falta para brasileiro ser felizhttps://t.co/fdE3AEfB58 pic.twitter.com/q35xpn76ev

— BNews (@bnews_oficial) June 30, 2022

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags presidente tcu Jair Bolsonaro bolsonaro ricardo salles fundo amazônia mptcu

Leia também


Bolsonaro revela onde vai "pernoitar" em Salvador


Empresas de turismo alvos do Ministério da Justiça alegam que não foram notificadas do processo


Senado aprova texto-base de PEC que aumenta Auxílio Brasil em 1º turno