Política

Na Argentina, Lula garante recriação de bloco e manda recado: “o Brasil voltou”

Lula viajou para a Argentina com o objetivo de retomar laços com os países sul-americanos  |  Ricardo Stuckert

Publicado em 24/01/2023, às 09h52 - Atualizado às 09h53   Ricardo Stuckert   Cadastrado por Daniela Pereira

Durante a primeira viagem internacional após tomar posse como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que tomará uma importante decisão envolvendo o Brasil e países vizinhos.

Lula viajou para a Argentina e, de acordo com o Secretário das Américas, embaixador Michel Arslanian Neto, a ida do petista ao país vizinho é uma mensagem de que o Brasil pretende retomar laços com os países sul-americanos, o que foi negligenciado pelo o governo de Jair Bolsonaro (PL).

E esta afirmação foi reafirmada por Lula, nesta terça-feira (24), através das redes sociais. No Twitter, o presidente disse que vai fortalecer o Mercosul e recriar a União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

“Vim para a Argentina não só para participar da Celac, que acontece hoje, mas também para dizer que o Brasil está de volta. Vamos juntos recriar e fortalecer o Mercosul, a Unasul. Sozinhos somos fracos. Juntos, podemos crescer e desenvolver a região”, escreveu.

A Unasul é um bloco formado por países da América do Sul que tem como objetivo construir com diálogo e ações participativas um espaço de articulação no âmbito cultural, social, econômico e político.

Vim para a Argentina não só para participar da Celac, que acontece hoje, mas também para dizer que o Brasil está de volta. Vamos juntos recriar e fortalecer o Mercosul, a Unasul. Sozinhos somos fracos. Juntos, podemos crescer e desenvolver a região. Bom dia para todos.

— Lula (@LulaOficial) January 24, 2023

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula Unasul argentina mercosul

Leia também


Lula se reúne com Maduro nesta segunda durante viagem à Argentina


Ex-vice-líder de Bolsonaro flagrado com dinheiro na cueca negocia filiação ao PSB de Alckmin