Política

Oposição estuda desistir da CPMI dos Atos Golpistas; saiba motivo

A ideia era usar a comissão para “assustar e acuar” o governo Lula  |  Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 26/04/2023, às 10h44   Marcelo Camargo / Agência Brasil   Daniel Serrano

Parte da oposição no Congresso Nacional já demonstra arrependimento com a criação da CPMI para investigar os atos golpistas ocorridos no dia 8 de janeira. A informação é do blog de Valdo Cruz, no portal g1.

De acordo com a publicação, o grupo não descarta desistir da comissão caso aliados do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumam a presidência e a relatoria da CPMI. Caso isso aconteça, um oposicionista aponta para o risco de a oposição ser "massacrada". 

Ainda segundo o blog, Jair Bolsonaro teme se tornar o principal alvo da comissão. O ex-presidente tenta que seus filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), sejam titulares da CPMI para defendê-lo no Congresso.

A avaliação da oposição era que a comissão poderia servir para “para assustar e acuar o governo”. Porém, com integrantes da base do governo controlando os trabalhos da CPMI, o cenário se inverteu e a comissão se torne um risco especialmente para Bolsonaro. 

Nesta quarta-feira (26), o Congresso deve ler o requerimento para que a CPMI para investigar os atos golpistas seja criada. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula congresso nacional Jair Bolsonaro cpmi Eduardo Bolsonaro flávio bolsonaro atos golpista CPMI dos atos golpistas

Leia também


Moro diz ter recebido “ofensas gratuitas” de Gilmar Mendes


Janja terá missão internacional, em Brasília; saiba qual


Lula cobra julgamento de Bolsonaro por “chacina” na pandemia