Política

Oposição promete derrubar possível veto de Lula ao Marco Temporal

Se o veto for derrubado, o projeto ganha força de lei e segue para o STF  |  Ricardo Stuckert / PT

Publicado em 28/09/2023, às 12h22 - Atualizado às 12h22   Ricardo Stuckert / PT   Daniel Serrano

A oposição já começa a se movimentar sobre o possível veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei do marco temporal, aprovado na última quarta-feira (27) pelo Congresso Nacional. 

De acordo com o jornal Estado de São Paulo, a ala oposicionista ao Palácio do Planalto já vem articulando a derrubada do veto de Lula ao texto. Durante o aniversário do senador Renan Calheiros (MDB) - aliado de primeira ordem do petista e que acabou votando a favor do Marco Temporal -  os presentes avaliaram que o presidente não teria outra opção que não vetar o projeto. 

Ainda segundo a publicação, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) acredita que a oposição vai conseguir derrubar o veto “facilmente”

Para que um veto presidencial ocorra, 257 deputados e 41 senadores precisam votar de forma favorável à derrubada. O projeto do marco temporal foi aprovado com 283 votos na Câmara e 43 no Senado, apontando para uma margem política que possibilite a derrubada do veto.

Caso o veto de Lula seja derrubado pelo Congresso, o projeto do marco temporal ganha força de lei e segue para o Supremo Tribunal Federal (STF), que já se posicionou contra o texto.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula oposição stf congresso nacional veto Palácio do Planalto ciro nogueira marco temporal

Leia também


TCM condena prefeito a devolver valores aos cofres públicos; saiba o motivo


Após dois meses na prisão, ex-diretor da PRF perde 11 kg