Política

Pacheco anuncia PEC sobre porte de drogas em meio à polêmica com STF

Até o momento, o placar está 5 a 1 favorável à flexibilização do porte da droga no STF  |  Edilson Rodrigues/Agência Senado

Publicado em 14/09/2023, às 15h47 - Atualizado às 16h03   Edilson Rodrigues/Agência Senado   Cadastrado por Eduardo Dias

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), anunciou nesta quinta-feira (14) que os senadores vão apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata sobre tornar crime o porte e posse de drogas em qualquer quantidade no país.

A medida surge em meio à polêmica com o Supremo Tribunal Federal (STF), que vota a descriminalização da maconha no Brasil para autoconsumo. Até o momento, o placar está 5 a 1 favorável à flexibilização do porte da droga.

De acordo com Pacheco, a política antidrogas no Brasil deve ser rígida. “Mesmo aquele que carrega a droga para uso próprio, tem que ter uma consequência jurídica”.

Ainda de acordo com o senador, a PEC deve ser apresenta ainda entre esta quinta e a sexta-feira (15) e o texto terá autoria dos senadores, especialmente dos líderes partidários, e Pacheco pode ser o primeiro signatário.

"[...]E aí a coleta de assinaturas em número mínimo para poder ser efetivamente aperfeiçoada para encaminhamento à CCJ", disse.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Senado stf maconha Supremo Tribunal Federal droga flexibilização Rodrigo Pacheco

Leia também


STF condena primeiro réu do 8 de janeiro a 17 anos de prisão


CPI da Braskem atinge número suficiente de assinaturas; Pacheco se pronuncia


Critério que diferencie usuário de traficante de maconha pode ser estabelecido pelo STF; entenda