Política

Pãozinho delícia pode se tornar bem cultural e imaterial da Bahia

Iguaria foi criada pela renomada chef e apresentadora de TV, Elíbia Portela  |  Reprodução

Publicado em 25/11/2025, às 08h45   Reprodução   Anderson Ramos

Uma iguaria genuinamente baiana pode se tornar muito mais que um alimento delicioso. O deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) apresentou um projeto de lei para tornar o paõzinho delícia um bem cultural e imaterial da Bahia.

O pãozinho delícia foi criado pela renomada chef e apresentadora de TV, Elíbia Portela. Ao apresentar a justificativa da proposta, o parlamentar conta um pouco da história de como surgiu a receita da iguaria.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Segundo a própria criadora, o pãozinho surgiu de forma acidental durante a sua infância. “A mãe de Elíbia, que era banqueteira, estava preparando uma fermentação para outro pão, mas a farinha especial que ela precisava demorou a chegar. Para não desperdiçar o fermento, a jovem Elíbia decidiu improvisar, adicionando a farinha comum que tinha disponível e criando uma massa mais mole, diferente da usual para pães. As primeiras fornadas não deram muito certo, mas a terceira ficou ótima”, lembra o texto.  

Considerado um "patrimônio" da culinária baiana, o pãozinho delícia é conhecido por sua massa macia, e é comumente recheado com queijo coalho cremoso e presunto, ou outras variações. 

RECEITA

Confira a receita original criada pela baiana e lenda da cozinha Elíbia Portela:

MODO DE PREPARO:

Fermente o leite por 15 minutos ou até flocar. Depois acrescente meia xícara de manteiga, ovo, uma colher de sopa de sal e farinha de trigo e deixe novamente fermentar por 1h. Monte os pãezinhos em uma assadeira untada e polvilhada. Deixe crescer a massa em lugar fechado até abrir bolhas. Por fim, asse o pão em uma temperatura de até 200° graus.

Classificação Indicativa: Livre


TagsBahiaPaulo CâmaraALBAprojeto de leiIguariaPãozinho delíciabem cultural e imaterialElíbia portela

Leia também


Prefeito de Alagoinhas declara lealdade a Jerônimo em suposta indireta a saída de Cafu da base governista


Lauro de Freitas: MP-BA abre investigação contra Tenóbio por denúncia de cargos na prefeitura