Política

PEC que limita decisões do STF teve apoio de três senadores baianos

No Senado, foram 52 votos a favor, e 18 votos contra a PEC  |  Montagem/Elza Fiúza/Agência Brasil/Joilson César/BNews/Marcos Oliveira/Agência Senado

Publicado em 24/11/2023, às 22h21 - Atualizado às 23h20   Montagem/Elza Fiúza/Agência Brasil/Joilson César/BNews/Marcos Oliveira/Agência Senado   Cadastrado por Victória Valentina

O Senado aprovou, na última quarta-feira (22), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF). Foram 52 votos a favor, e 18 contra nas duas votações. Três senadores baianos votaram a favor da proposta.

Além de Jaques Wagner, do PT, Otto Alencar e Angelo Coronel, ambos do PSD, também defenderam a proposta. A PEC proíbe decisões individuais de ministros que suspendam a eficácia de leis ou atos dos presidentes da República, da Câmara, do Senado e do Congresso.

Inicialmente, Otto e Coronel foram contrários ao pedido de urgência da matéria. O relator da proposta, o senador Espiridião Amin (PP-SC), no entanto, acolheu um pedido de Otto para retirar do texto uma regra que modificava a tramitação dos pedidos de vistas apresentados pelos ministros do STF.

Com isso, todos os três senadores da Bahia acabaram votando a favor da proposta. Além deles, senadores do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo também foram favoráveis à PEC.

Mudaram o voto, portanto:

Angelo Coronel (PSD-BA)
Jaques Wagner (PT-BA)
Otto Alencar (PSD-BA)

Classificação Indicativa: Livre


Tags Jaques Wagner pt otto alencar Senado stf votação senadores baianos pec psd poderes angelo coronel

Leia também


Juristas baianos defendem PEC que limita poderes do STF


Deputada do PL critica PEC que limita poderes do STF; saiba o que ela disse