Política

Pesquisa diz que PT é a sigla preferida dos baianos; entenda

Levantamento feito pelo próprio partido é permitido e não precisa de registro no TSE  |  Divulgação

Publicado em 04/10/2023, às 10h17   Divulgação   Tácio Caldas

Uma pesquisa contratada pelo Partido dos Trabalhadores da Bahia (PT) revelou que a legenda é a preferida pela maioria da população baiana. Nessa consulta, o PT recebeu 50,1% dos votos de preferência, enquanto o segundo colocado foi o Partido Liberal (PL) com 6,3% e o terceiro o União Brasil (UB) com 4,1%. Ao todo, a pesquisa ouviu 2.440 pessoas e possuiu um intervalo de confiança de 95,5% e uma margem de erro de 2,6%.

O presidente estadual do partido, Éden Valadares (PT), comemorou o resultado da pesquisa e afirmou que isso é fruto de um trabalho de retomada do PT na Bahia. "Estamos trabalhando muito para seguir crescendo e fortalecendo nosso partido por toda a Bahia. Ficamos muito orgulhosos quando vimos, por meio da pesquisa, que a sociedade baiana reconhece o PT Bahia como um partido forte", declarou Valadares.

Esse tipo de pesquisa, que acontece fora do período eleitoral, não possui obrigatoriedade de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ou seja, todos os partidos políticos podem fazer as suas pesquisas, sendo do critério de cada uma das instituições produzi-las e divulga-las. O cenário se inverte, porém, caso seja feito dentro do período eleitoral.

Durante a disputa nas urnas, há uma maior relevância e influência nas eleições como um todo. Ou seja, esses levantamentos passam a ter a necessidade de observar as normas do TSE, que regulamenta a utilização, realização e divulgação dos dados obtidos. Caso esse protocolo não seja cumprido, os partidos e instituições podem sofrer com a aplicação de algumas penalidades previstas na Lei das Eleições n° 9.504/1997.

Assista ao Radar BNews da última terça-feira (3):

Classificação Indicativa: Livre


Tags TSE pt eleições Tribunal Superior Eleitoral Partido dos Trabalhadores PL PT Bahia período eleitoral ub Lei das Eleições partido liberal éden valadares União Brasil

Leia também


Brasil perde para a Alemanha no Pré-Olímpico de vôlei masculino


Vídeo: Mulher engravida de amigo gay e viraliza na web


Ex-ministro de Bolsonaro elogia secretário da Segurança da Bahia